Logo na apresentação
do projeto aos alunos houve grande interesse e aceitação do grupo.
Além do conhecimento prévio que o
grupo já possuía em relação à bicicleta como meio de transporte também houve
interesse em pesquisar sobre a origem, esportes, modelos, marcas, etc, usando
para isso, além da internet, inúmeras revistas.
Inserimos a questão ambiente em
relação à poluição do ar pelo excesso de carros, recolhemos das famílias e
comunidade em geral pilhas e baterias para dar destinação correta nos postos de
arrecadação e enfatizamos a necessidade de atividade física para a saúde.
Aproveitamos o projeto para um
trabalho diversificado em sala de aula que envolveu atividades em grupo e
individual como:
. Leitura de
informativos
. Institucionais
(montagem)
. Poemas (leitura e
produção)
. Música
. Confecção de
cartazes (divulgação e slogans)
. Convite (a amigos
e familiares)
. Análise de dados
(gráfico)
Conscientização de:
. Trânsito
(posturas, cuidados e regras para ciclista)
. Valorização da
atividade física
. Proteção ao meio
ambiente
O ponto alto do projeto pode ser
caracterizado por duas situações de integração:
. O envolvimento do
conjunto escola/família na participação durante todo projeto.
. Grande
participação de alunos, pais, professores e comunidade no passeio ciclístico.
Após o evento ainda debatemos a
experiência vivida, atitudes e cuidados incorporados para toda viva, bem como
cuidados com o meio ambiente.
Professoras:
Faíola Marinheiro Frederico
Lúcia Helena Silva Mantoaneli
Maria Angélica Cadamuro Moraes
Professoras:
Faíola Marinheiro Frederico
Lúcia Helena Silva Mantoaneli
Maria Angélica Cadamuro Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário