quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MOTO À VISTA


 
Cabe ao motorista bem como ao motociclista respeitarem as leis de trânsito. Ao pedestre fica a responsabilidade de conhecê-las e exigir que sejam cumpridas. A ele também precisa ser cobrada a postura adequada, no sentido de utilizar a faixa de pedestre e tomar todos os cuidados relacionados à sua segurança, para assim correr menos riscos de acidentes.
            Pensando em conscientizar as crianças em relação a esses processos, o Projeto foi desenvolvido baseado em observação.
            Questionadas sobre os acidentes envolvendo motos, muitas delas relataram o que assistiram nos noticiários de TV, principalmente, e souberam identificar onde estavam as causas, entre elas o uso incorreto do veículo, a imprudência dos condutores, a falta de equipamentos apropriados e a desobediência às leis de trânsito.
             É sabido que a criança é um agente multiplicador e que quando se trata de cobrar dos pais, parentes e amigos novas posturas, ninguém exerce esse papel melhor do que ela. Partindo dessa constatação, tendo levantado os conhecimentos prévios e discutido tudo em roda de conversa, a turma foi conduzida à uma esquina para ali observar o comportamento dos condutores de motos.
             É gratificante constatar a postura da criança. Seu senso crítico fala muito alto e em pouco tempo poderia se dizer que havia naquele posto de observação, vários agentes de trânsito.
             Para conferir o processo de aprendizagem, foi montado um painel com dois motociclistas em situações adversas. O desafio era apontar o certo e o errado em cada cena.
            O painel conseguiu envolver os demais alunos e todos puderem fazer suas colocações.
            Mais uma vez foi possível verificar que a Educação acontece em todo momento e em todo lugar.
            O Produto Final do Projeto teve como ponto principal, descrever o certo e o errado em forma de panfleto, o qual será entregue aos motociclistas, mostrando assim como a criança é capaz de discernir e cobrar posturas adequadas.


Professoras Responsáveis:
Fátima Aparecida Passos Toloi – 1º ano C
Mara Sueli Zapolla Guimarães – 1º ano D













 

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