quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Água sinônimo de vida!


O tema estudado e desenvolvido pelos alunos do 4ºs anos O e P, é de tamanha importância para nós e para o planeta que podemos caracterizá-lo como o sinônimo de VIDA. Na verdade estamos falando da ÁGUA.
            Além de fazermos um estudo detalhado por tratar-se do conteúdo a ser estudado no bimestre, nos aprofundamos na questão do uso e preservação de um bem vital para a humanidade e da vida na terra como um todo, bem este que está ficando cada vez mais escasso.
            Nosso objetivo maior foi envolver a todos na conscientização sobre a importância da utilização racional dos recursos hídricos para evitar que todos sofram as severas consequências da interferência do homem no nosso meio-ambiente e mostrar suas múltiplas formas de uso visando o não desperdício. Apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, formar de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água e para que assumam de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
             Finalmente, após o estudo detalhado de conteúdos como ciclo da água, características, estados físicos, aproveitamento e cuidados, contaminação e tratamento, o projeto teve como desfecho uma visita monitorada a estação de tratamento de esgoto de Brodowski, onde de forma concreta e próxima a realidade de cada um, que é sua própria cidade, todos puderam ver como a água usada em suas casas passa por procedimentos de purificação antes de seguir para a natureza, ou seja, para os rios do município.
             Os monitores também informaram que em muitas cidades, essa mesma água, após a devida purificação e tratamento volta para as casas da cidade para ser reutilizada, fato que os deixou perplexos, ávidos para tudo fazerem na questão da economia, cuidados e preservação para que o mesmo procedimento de uso não seja necessário no futuro em nossa cidade.
Dicas para economizar água
1 – Lave o carro apenas com um balde de água, economizando assim, mais de 300 litros.
2 – Regue as plantas à tarde ou à noite, horários que a água demora mais para evaporar.
3 – Não é necessário regar o gramado amarelado em épocas secas porque ele voltará a ficar verde quando as chuvas voltarem.
4 – Não apare a grama muito rente, o indicado é de 5 cm a 8 cm mantendo assim as raízes saudáveis e a umidade retida.
5 – Conserte todos os vazamentos, se ver qualquer vazamento na rua, avise a autoridade responsável.
6 – Escove os dentes com um copo de água: economiza-se mais de 60 litros por dia.
7 – Quando for lavar roupa, junte o máximo de peças que puder. Use a máquina com carga total para não desperdiçar.
8 – Nunca jogue gasolina, ácidos ou solventes no esgoto ou no vaso sanitário, isso envenena a água e as espécies que nela vivem.
9 – Também não deve ser jogado no vaso sanitário papel higiênico por causa da celulose, que em excesso na água mata os peixes.
10 – Não compre produtos com formaldeído e metanol, que são extremamente perigosos para a saúde e prejudicam toda a cadeia de seres vivos.

 “A natureza nos entrega essa água limpa e é o nosso dever devolvê-la da mesma maneira”

Mariah Dutra Tiberio
Professoras:
Fabíola Marinheiro Frederico
Maria Angélica Cadamuro Moraes










Nenhum comentário:

Postar um comentário