Após
levantamento dos conhecimentos prévios sobre onde e como aplicar conceitos
matemáticos, ficou claro que a Matemática seria uma aliada junto ao processo de
Alfabetização. Para isso, foi essencial um planejamento com flexibilidade e que
o mesmo se adequasse às necessidades da clientela.
O lúdico ainda
é o melhor recurso, porém é preciso que a criança participe do processo e
elaboração das regras, compreendendo onde as mesmas serão aplicadas.
Para que os
alunos compreendessem a soma e subtração não simplesmente como números
alinhados e sim como recursos utilizados no dia -a- dia e dentro da realidade
em que se encontram, foram utilizadas brincadeiras como: Amarelinha, Dominó
Gigante e Boliche com garrafas pet.
O pátio ganhou
função de sala de aula e o aprendizado deu-se de maneira concreta e prazerosa.
Dentro da sala
foram utilizados o calendário e o bingo - momento propício para troca de
informações.
Professor e
alunos formaram um único grupo e todos ensinaram e aprenderam ao mesmo tempo.
O tradicional
ou convencional cederam lugar ao inovador.
A
possibilidade de aprender através de troca de experiências e com jeito de
brincadeira fizeram do aprendiz um ser mais completo e efetivamente feliz.
Mara Sueli Zapolla Guimarães
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