quarta-feira, 20 de junho de 2012

MATEMÁTICA DIVERTIDA



Após levantamento dos conhecimentos prévios sobre onde e como aplicar conceitos matemáticos, ficou claro que a Matemática seria uma aliada junto ao processo de Alfabetização. Para isso, foi essencial um planejamento com flexibilidade e que o mesmo se adequasse às necessidades da clientela.

O lúdico ainda é o melhor recurso, porém é preciso que a criança participe do processo e elaboração das regras, compreendendo onde as mesmas serão aplicadas.

Para que os alunos compreendessem a soma e subtração não simplesmente como números alinhados e sim como recursos utilizados no dia -a- dia e dentro da realidade em que se encontram, foram utilizadas brincadeiras como: Amarelinha, Dominó Gigante e Boliche com garrafas pet.

O pátio ganhou função de sala de aula e o aprendizado deu-se de maneira concreta e prazerosa.

Dentro da sala foram utilizados o calendário e o bingo - momento propício para troca de informações.

Professor e alunos formaram um único grupo e todos ensinaram e aprenderam ao mesmo tempo.

O tradicional ou convencional cederam lugar ao inovador.

A possibilidade de aprender através de troca de experiências e com jeito de brincadeira fizeram do aprendiz um ser mais completo e efetivamente feliz.



Mara  Sueli Zapolla Guimarães
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário