quinta-feira, 21 de julho de 2011

Projeto "Bota aqui o seu pezinho"

       Os alunos dos 2ºs anos, da E.M.E.F. “Tiradentes” incluídos no Programa Ler e Escrever, no primeiro bimestre de 2011 trabalharam o Projeto Cantigas Populares. Os textos foram divididos em Cantigas de Roda, Cantigas de Ninar, Cantigas de Brincar e Cantigas de dançar.
      Como produto final, o livro Cantigas Populares foi entregue à Biblioteca Escolar para que todos tenham a oportunidade de observar o trabalho dos colegas e ler as cantigas que foram fundo musical na escola e alegraram o ambiente durante todo o primeiro bimestre.
       Durante a realização do projeto os alunos pesquisaram com a família as cantigas que fizeram parte da infância dos pais e avós e as cantigas que os fizeram ninar, fazendo-os reviver os bons momentos passados. As crianças aprenderam a apreciar e valorizar um ritmo alegre, participar de situações e brincadeiras que não faziam parte do dia a dia de cada um.
       As cantigas possuem ritmo e muitas apresentam também rimas e repetições, recursos que facilitam a memorização do texto pelos alunos. E por serem facilmente memorizáveis, as cantigas são textos adequados para trabalhar o sistema de escrita levando o aluno a ler e escrever, com prazer.
       Com tudo isso os alunos foram envolvidos no comportamento de escritor de textos memorizados, parodiando e parafraseando aqueles que conhecem, foram preparados para escrever as próprias cantigas, avançando positivamente em suas hipóteses no sistema de escrita.
       O Programa Ler e Escrever foi feliz na escolha do projeto Cantigas Populares porque houve um tempo em que as cantigas populares eram aprendidas com amigos e familiares, transmitidas oralmente dos mais velhos para os mais novos. Elas embalavam as brincadeiras das crianças, alegrava os recreios das escolas, o trabalho dos adultos, as festas da comunidade, fatos raros ou que não acontecem atualmente.
      Hoje, as brincadeiras estão voltadas para os jogos eletrônicos e outras atividades que afastam as crianças cada vez mais das brincadeiras infantis, os pais estão voltados para a necessidade de ambos trabalharem e cabe à escola o papel fundamental na preservação dessas canções. Elas fazem parte do nosso patrimônio cultural, e na maioria das situações, somente na escola as crianças têm a oportunidade de aprendê-las.





























Um comentário: