Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
PÁSCOA
Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
DIA DA ÁGUA
A ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.
É preciso ter consciência de que água é um bem renovável, mas que pode acabar. Por isso, mudanças de atitudes e a formação de uma consciência ambiental global são necessárias para a preservação e conservação dos rios, lagos e lagoas e para evitar a escassez de água.
É preciso ter consciência de que água é um bem renovável, mas que pode acabar. Por isso, mudanças de atitudes e a formação de uma consciência ambiental global são necessárias para a preservação e conservação dos rios, lagos e lagoas e para evitar a escassez de água.
terça-feira, 14 de maio de 2013
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
FORMATURA DO PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)
Dia O5 de dezembro de 2012, na EMEFTI.
“José da Silva Passos”, 164 estudantes dos 5ºs anos da Rede Pública
Municipal de Brodowski, receberam o certificado de participação e conclusão do
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
No
esforço empreendido ao longo de aproximadamente 2 meses de curso, os alunos aprenderam a dizer “NÃO” às drogas,
resistir à pressão inclusive por parte dos amigos e manter a autoestima, num
compromisso permanente de resistência e atenção.
PROERD (Programa Educacional de
Resistência às drogas e à violência) é um programa de educação preventiva ao
uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem
o uso.
Os
instrutores são Policiais Militares fardados, que utilizam como material de
apoio a cartilha PROERD; conta com a participação dos professores das turmas
que também atuam como divulgadores das ideias transmitidas pelo Programa para
as demais séries da instituição de ensino, além de envolver as famílias dos
alunos. O sucesso do Programa depende de
um perfeito entrosamento entre todos.
Podemos
perceber a importância do Programa nas reflexões realizadas em grupo e no
aproveitamento das atividades desenvolvidas.
O Policial Militar - Luiz Carlos
da Silva - instrutor do Programa em nosso município, através de seu
profissionalismo e descontração, ensinou às nossas crianças que a vida é muito
importante e que elas serão realmente fortes, bem provável felizes, se ficarem
longe das drogas e da violência; para isso, devem buscar os conselhos dos pais,
dos professores, dos policiais e sempre lembrar dos ensinamentos recebidos,
adquirindo a resistência necessária para sempre dizer "Não", a tudo
aquilo que possa ser prejudicial em suas vidas.
Deixamos
aqui o nosso especial agradecimento ao amigo, Luiz, obrigada por fazer parte da
nossa história; os momentos compartilhados com nossos alunos jamais serão
esquecidos. Parabéns pelo trabalho realizado!
Desejamos
a todos os formando muitas alegrias e paz, no Natal que se aproxima e em todos
os Novos Anos que estão por vir, que os ensinamentos, a aprendizagem alcançada, não terminem com a
formatura e que a busca pelo conhecimento continue fazendo parte de seus
sonhos.
PARABÉNS!
PREMIAÇÃO
Como parte das atividades em sala de aula, os alunos
elaboraram uma redação com o tema - PROERD, uma Lição de Vida - também, foi realizada a leitura, avaliação e
seleção de algumas produções; após muitas considerações, o texto de: JOÃO PEDRO FERREIRA DA CRUZ,
5º ANO Q, foi escolhido para expressar as vozes de todos os alunos
participantes do Programa.
PROERD, Uma Lição de
Vida...
Pedro
e Mário eram dois amigos, se conheceram porque suas mães eram vizinhas, e a
tarde sentaram-se numa cadeira em frente às suas casas para conversar, e
deixavam os dois brincando. Eles foram crescendo, e se tornaram grandes amigos,
sempre caíam na mesma classe e sempre estudaram na mesma escola.
Quando
na 4ª série, Pedro teve a notícia que Mário não estudaria mais com ele, pois
iria mudar de cidade.
Anos
e anos se passaram, e Pedro nunca mais viu Mário. Pedro já estava até adulto, e
teve a ideia de visitar a cidade de Mário, para ter notícias de como ele
estava, se ele tinha mudado em alguma coisa ... Quando estava andando pela
cidade, viu uma pessoa num beco, quando reconheceu a pessoa, não acreditou, era
Mário, todo acabado, fumando drogas com uma turma.
----
Mário! O que aconteceu com você cara? Tá todo acabado ai! Me explica o que
aconteceu!
Pedro
levou Mário pra dar uma volta na cidade para explicar-se. Mário explicou tudo,
e Pedro disse:
----
Olha, na 4ª série, quando você se mudou, tivemos aulas de um programa chamado
PROERD, que nos orientava a ficar longe das drogas e da violência ...
----
Mas essas aulas deveriam ser chatas, né?
----
Pelo contrário, as aulas eram super animadas, o policial ensinava através de
brincadeira e dinâmicas, tinha até uma canção! É claro que também contei com a
orientação dos meus pais!
----
Poxa, que legal Pedro! Se tivesse tido essa oportunidade, não teria caído nesse
mundo.
----
Você tem razão, eu e meus colegas fomos privilegiados de termos tido essas
aulas, mas calma, não perca as esperanças, você ainda tem chance.
E
Pedro então, levou Mário a uma clínica de reabilitação.
Semana da Saúde Bucal
Na semana da Saúde Bucal, o Dr. Evandro Luís Tronco,
Cirurgião Dentista da E.M.E.F. “Tiradentes”, realizou o workshop sobre a Saúde
Bucal para os alunos da Unidade Escolar, que tiveram a oportunidade de aprender
sobre a importância da escovação e de uma alimentação equilibrada.
FAUNA – TODO DIA É DIA DE PRESERVAR
O desenvolvimento do Projeto teve
como finalidade básica mostrar à criança, a importância da preservação da Fauna
e os cuidados que ela requer para a sua sustentabilidade.
Baseado em leituras, músicas,
poesias e textos informativos, o conteúdo foi sendo desenvolvido, tendo como
apoio principal, a história Bíblica, na figura de Noé.
Doze animais foram evidenciados
através dos recursos acima mencionados e cada figura foi sendo colocada na
Arca, diariamente.
O aprendizado foi acontecendo de
forma prazerosa, ampliando repertório e conhecimento, trazendo à tona a função social que o assunto requer.
O aluno teve a oportunidade de
criar um vínculo de respeito com o meio ambiente, o qual abriga a fauna e
entendeu que sem a preservação do primeiro, a segunda não sobrevive. Ficou
claro o que significa extinção e quais são as suas consequências.
Noé foi eleito o pai da
preservação, e um exemplo a ser seguido!
As músicas relacionadas aos
animais escolhidos foram sendo apresentadas diariamente para todos que estudam
no período.
Sendo assim, o Produto Final foi
sendo construído aos poucos, aguçando a curiosidade dos demais alunos.
Ao final do Projeto, a Arca de
Noé estava completa e cumprindo a nobre missão de preservar.
Mara Sueli Zapolla Guimarâes
Professora responsável pelo 1º DE.M.E.F “Tiradentes”
Projeto Trânsito
O projeto trânsito é muito envolvente, as crianças aprendem
com prazer.
Elas já sabem
de algumas regras no trânsito, pois quase todas as crianças usam algum tipo de
transporte para virem à escola.
Com o início da
alfabetização, são muito importantes os gibis, cartazes e bonecos nos ajudam e
muito com os alunos e torna uma aprendizagem prazerosa.
Eu e minha
turminha falamos e pesquisamos sobre motos, regras que devem ser respeitadas, o
uso obrigatório do capacete, cuidados e manutenção das mesmas e com o meio
ambiente.
E no final
fizemos uma versão da música “O tatu muito pateta”. Os alunos adoraram cantar e
fazer os gestos com a mesma.
Um
tatu muito pateta-ta
Foi
de moto-to lá pra mata-ta
Sem
capacete-te
E
a moto-to escorregou-gou
Virou,
caiu no chão
Esborrachou,
uau, uau!
Professoras:
Fátima Aparecida Passos Toloi – 1º ano C
Ana Cláudia Lopes Queiroz - Estagiária
Assinar:
Postagens (Atom)