sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

FORMATURA DO PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)


 
 
                Dia O5 de dezembro de 2012, na EMEFTI. “José da Silva Passos”, 164 estudantes dos 5ºs anos da Rede Pública Municipal de Brodowski, receberam o certificado de participação e conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. 

                No esforço empreendido ao longo de aproximadamente 2 meses de curso,  os alunos aprenderam a dizer “NÃO” às drogas, resistir à pressão inclusive por parte dos amigos e manter a autoestima, num compromisso permanente de resistência e atenção.

                PROERD (Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência) é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso.

Os instrutores são Policiais Militares fardados, que utilizam como material de apoio a cartilha PROERD; conta com a participação dos professores das turmas que também atuam como divulgadores das ideias transmitidas pelo Programa para as demais séries da instituição de ensino, além de envolver as famílias dos alunos.  O sucesso do Programa depende de um perfeito entrosamento entre todos.

Podemos perceber a importância do Programa nas reflexões realizadas em grupo e no aproveitamento das atividades desenvolvidas.

                O Policial Militar - Luiz Carlos da Silva - instrutor do Programa em nosso município, através de seu profissionalismo e descontração, ensinou às nossas crianças que a vida é muito importante e que elas serão realmente fortes, bem provável felizes, se ficarem longe das drogas e da violência; para isso, devem buscar os conselhos dos pais, dos professores, dos policiais e sempre lembrar dos ensinamentos recebidos, adquirindo a resistência necessária para sempre dizer "Não", a tudo aquilo que possa ser prejudicial em suas vidas.

 

                Deixamos aqui o nosso especial agradecimento ao amigo, Luiz, obrigada por fazer parte da nossa história; os momentos compartilhados com nossos alunos jamais serão esquecidos. Parabéns pelo trabalho realizado!

                Desejamos a todos os formando muitas alegrias e paz, no Natal que se aproxima e em todos os Novos Anos que estão por vir, que os ensinamentos, a aprendizagem alcançada, não terminem com a formatura e que a busca pelo conhecimento continue fazendo parte de seus sonhos.                           

            PARABÉNS!      
 
                          
PREMIAÇÃO
            Como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação com o tema - PROERD, uma Lição de Vida -  também, foi realizada a leitura, avaliação e seleção de algumas produções; após muitas considerações,  o texto de: JOÃO PEDRO FERREIRA DA CRUZ, 5º ANO Q, foi escolhido para expressar as vozes de todos os alunos participantes do Programa.
 
PROERD, Uma Lição de Vida...
Pedro e Mário eram dois amigos, se conheceram porque suas mães eram vizinhas, e a tarde sentaram-se numa cadeira em frente às suas casas para conversar, e deixavam os dois brincando. Eles foram crescendo, e se tornaram grandes amigos, sempre caíam na mesma classe e sempre estudaram na mesma escola.
Quando na 4ª série, Pedro teve a notícia que Mário não estudaria mais com ele, pois iria mudar de cidade.
Anos e anos se passaram, e Pedro nunca mais viu Mário. Pedro já estava até adulto, e teve a ideia de visitar a cidade de Mário, para ter notícias de como ele estava, se ele tinha mudado em alguma coisa ... Quando estava andando pela cidade, viu uma pessoa num beco, quando reconheceu a pessoa, não acreditou, era Mário, todo acabado, fumando drogas com uma turma.
---- Mário! O que aconteceu com você cara? Tá todo acabado ai! Me explica o que aconteceu!
Pedro levou Mário pra dar uma volta na cidade para explicar-se. Mário explicou tudo, e Pedro disse:
---- Olha, na 4ª série, quando você se mudou, tivemos aulas de um programa chamado PROERD, que nos orientava a ficar longe das drogas e da violência ...
---- Mas essas aulas deveriam ser chatas, né?
---- Pelo contrário, as aulas eram super animadas, o policial ensinava através de brincadeira e dinâmicas, tinha até uma canção! É claro que também contei com a orientação dos meus pais!
---- Poxa, que legal Pedro! Se tivesse tido essa oportunidade, não teria caído nesse mundo.
---- Você tem razão, eu e meus colegas fomos privilegiados de termos tido essas aulas, mas calma, não perca as esperanças, você ainda tem chance.
E Pedro então, levou Mário a uma clínica de reabilitação.
 
 









 
                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário