sexta-feira, 20 de julho de 2012

DIA DA PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS


          O 2º ano F e a professora  Rosinha da E.M.E.F.”Tiradentes”,  responsável pelo dia da Proteção e Preservação das Florestas comemorada no dia 17 de julho mobilizaram as demais classes da escola por tratar de tema e atitudes que necessitam da participação de toda escola para conscientização do maior número de pessoas. Inicialmente cada professor recebeu um texto informativo para ser trabalhado e uma charge para interpretação.
TEXTO INFORMATIVO (IBGE)
Preservação de Florestas
Embora o homem tenha surgido na terra há mais de um milhão de anos, sua interferência predatória sobre a natureza é um fenômeno recente, que teve início com a Revolução Industrial do século XVIII e a significativa demanda por energia (na época lenha e carvão) aliada ao processo de urbanização acelerada.
Durante dois séculos, a humanidade acreditava no poder de regeneração e adaptação da natureza, não adotando qualquer medida de preservação e recuperação.
Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.
Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Além de transformarem gás carbônico em oxigênio por meio da fotossíntese, as florestas são importantes reguladores do clima, pois ajudam a controlar as temperaturas e o regime de chuvas. O equilíbrio do planeta é ameaçado à medida que a vegetação sofre alterações em função das mudanças climáticas, pois as plantas interferem em todo o ecossistema que as envolve.
A contribuição mais importante que o Brasil pode dar para o combate ao aquecimento global é a redução do desmatamento da maior floresta tropical do mundo – a Amazônica.



          O poema de Gonçalves Dias foi interpretado pela professora. Num bate-papo informal os alunos foram estimulados a relacionar o poema com a história em quadrinhos “Vida de Passarinho” de Caulos.


          Trabalhamos a questão do desmatamento juntamente com o crescimento das grandes cidades que invadem o espaço natural através de uma história em Quadrinhos de Caulos e um poema de Celio Albuquerque “Lenda da Cidade”.
LENDA DA CIDADE (Célio Albuquerque)
A floresta tinha árvores.
As árvores tinham ninhos.
Os ninhos tinham ovos.
Os ovos tinham aves.

As aves tinham o canto,
no canto toda beleza.

Hoje não tem floresta,
poucas são as árvores,
poucos são os ninhos,
poucas são as aves,
e é triste seu cantar.

... E a ave da cidade,
por falta de árvores,
fez seu ninho no telhado
          O texto Paraíso de José Paulo Paes foi declamado  e a estrofe nº 3 enfatizada por tratar o tema trabalhado.

(...)

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?

(...)
          Maurício de Sousa, autor da história em quadrinhos da Turma da Mônica, e Quino, criador de Mafalda, também abrilhantaram nosso trabalho com seus textos.  A participação das crianças produzindo seus textos foi seguida de uma listagem de opiniões dos pais sobre o que ainda poderia ser feito para salvar as florestas.


          Preocupados com Chapeuzinho Vermelho todos procuraram ajudá-la descobrir o que aconteceu com a floresta que ficava entre a sua casa e a casa da Vovó.
          Todos os textos dialogam entre si e se encontram em um único tema. Isso fez com que as crianças se inteirassem do assunto de forma agradável, se conscientizando da importância da preservação das nossas florestas.







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