quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Álcool e direção não é uma boa combinação


              Durante o mês de setembro foram desenvolvidas em sala de aula atividades com orientações para as crianças em relação à segurança no trânsito como pedestres e como passageiros e os perigos causados com o uso do álcool. O foco do trabalho foi para as atitudes dos pais em relação à segurança dos filhos e sobre regras e conduta que devemos ter no trânsito, seja como pedestres ou como condutores de veículos.
                Inicialmente pesquisaram com os pais quais as atitudes de segurança que os mesmos têm em relação aos próprios filhos. Após discussão com o grupo foram acrescentadas outras medidas de segurança não citadas pelas famílias e produzido um texto coletivo informativo-instrucional para ser entregue aos pais na saída da escola.
                A culminância do projeto foi com os alunos de quepes simulando serem autoridades do trânsito apresentando música e inúmeros cartazes encenando uma manifestação popular contra o uso do álcool “Álcool e direção não é uma boa combinação”, e suas consequências.     

              Conscientizaram seus pais a forma que devem agir em relação à segurança dos filhos mediante as regras de trânsito e que é desde pequeno que se faz prevenção.


Professoras:
Fabiana Gonçalves da Costa
Maria Rosa Adami Soares
Rosimari Siena Ferrato
Vera Nunes de Faria














MOTO À VISTA


 
Cabe ao motorista bem como ao motociclista respeitarem as leis de trânsito. Ao pedestre fica a responsabilidade de conhecê-las e exigir que sejam cumpridas. A ele também precisa ser cobrada a postura adequada, no sentido de utilizar a faixa de pedestre e tomar todos os cuidados relacionados à sua segurança, para assim correr menos riscos de acidentes.
            Pensando em conscientizar as crianças em relação a esses processos, o Projeto foi desenvolvido baseado em observação.
            Questionadas sobre os acidentes envolvendo motos, muitas delas relataram o que assistiram nos noticiários de TV, principalmente, e souberam identificar onde estavam as causas, entre elas o uso incorreto do veículo, a imprudência dos condutores, a falta de equipamentos apropriados e a desobediência às leis de trânsito.
             É sabido que a criança é um agente multiplicador e que quando se trata de cobrar dos pais, parentes e amigos novas posturas, ninguém exerce esse papel melhor do que ela. Partindo dessa constatação, tendo levantado os conhecimentos prévios e discutido tudo em roda de conversa, a turma foi conduzida à uma esquina para ali observar o comportamento dos condutores de motos.
             É gratificante constatar a postura da criança. Seu senso crítico fala muito alto e em pouco tempo poderia se dizer que havia naquele posto de observação, vários agentes de trânsito.
             Para conferir o processo de aprendizagem, foi montado um painel com dois motociclistas em situações adversas. O desafio era apontar o certo e o errado em cada cena.
            O painel conseguiu envolver os demais alunos e todos puderem fazer suas colocações.
            Mais uma vez foi possível verificar que a Educação acontece em todo momento e em todo lugar.
            O Produto Final do Projeto teve como ponto principal, descrever o certo e o errado em forma de panfleto, o qual será entregue aos motociclistas, mostrando assim como a criança é capaz de discernir e cobrar posturas adequadas.


Professoras Responsáveis:
Fátima Aparecida Passos Toloi – 1º ano C
Mara Sueli Zapolla Guimarães – 1º ano D













 

Água sinônimo de vida!


O tema estudado e desenvolvido pelos alunos do 4ºs anos O e P, é de tamanha importância para nós e para o planeta que podemos caracterizá-lo como o sinônimo de VIDA. Na verdade estamos falando da ÁGUA.
            Além de fazermos um estudo detalhado por tratar-se do conteúdo a ser estudado no bimestre, nos aprofundamos na questão do uso e preservação de um bem vital para a humanidade e da vida na terra como um todo, bem este que está ficando cada vez mais escasso.
            Nosso objetivo maior foi envolver a todos na conscientização sobre a importância da utilização racional dos recursos hídricos para evitar que todos sofram as severas consequências da interferência do homem no nosso meio-ambiente e mostrar suas múltiplas formas de uso visando o não desperdício. Apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, formar de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água e para que assumam de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
             Finalmente, após o estudo detalhado de conteúdos como ciclo da água, características, estados físicos, aproveitamento e cuidados, contaminação e tratamento, o projeto teve como desfecho uma visita monitorada a estação de tratamento de esgoto de Brodowski, onde de forma concreta e próxima a realidade de cada um, que é sua própria cidade, todos puderam ver como a água usada em suas casas passa por procedimentos de purificação antes de seguir para a natureza, ou seja, para os rios do município.
             Os monitores também informaram que em muitas cidades, essa mesma água, após a devida purificação e tratamento volta para as casas da cidade para ser reutilizada, fato que os deixou perplexos, ávidos para tudo fazerem na questão da economia, cuidados e preservação para que o mesmo procedimento de uso não seja necessário no futuro em nossa cidade.
Dicas para economizar água
1 – Lave o carro apenas com um balde de água, economizando assim, mais de 300 litros.
2 – Regue as plantas à tarde ou à noite, horários que a água demora mais para evaporar.
3 – Não é necessário regar o gramado amarelado em épocas secas porque ele voltará a ficar verde quando as chuvas voltarem.
4 – Não apare a grama muito rente, o indicado é de 5 cm a 8 cm mantendo assim as raízes saudáveis e a umidade retida.
5 – Conserte todos os vazamentos, se ver qualquer vazamento na rua, avise a autoridade responsável.
6 – Escove os dentes com um copo de água: economiza-se mais de 60 litros por dia.
7 – Quando for lavar roupa, junte o máximo de peças que puder. Use a máquina com carga total para não desperdiçar.
8 – Nunca jogue gasolina, ácidos ou solventes no esgoto ou no vaso sanitário, isso envenena a água e as espécies que nela vivem.
9 – Também não deve ser jogado no vaso sanitário papel higiênico por causa da celulose, que em excesso na água mata os peixes.
10 – Não compre produtos com formaldeído e metanol, que são extremamente perigosos para a saúde e prejudicam toda a cadeia de seres vivos.

 “A natureza nos entrega essa água limpa e é o nosso dever devolvê-la da mesma maneira”

Mariah Dutra Tiberio
Professoras:
Fabíola Marinheiro Frederico
Maria Angélica Cadamuro Moraes










PASSEIO CICLÍSTICO: PEDALE ESTA IDEIA


             Logo na apresentação do projeto aos alunos houve grande interesse e aceitação do grupo.

            Além do conhecimento prévio que o grupo já possuía em relação à bicicleta como meio de transporte também houve interesse em pesquisar sobre a origem, esportes, modelos, marcas, etc, usando para isso, além da internet, inúmeras revistas.

            Inserimos a questão ambiente em relação à poluição do ar pelo excesso de carros, recolhemos das famílias e comunidade em geral pilhas e baterias para dar destinação correta nos postos de arrecadação e enfatizamos a necessidade de atividade física para a saúde.

            Aproveitamos o projeto para um trabalho diversificado em sala de aula que envolveu atividades em grupo e individual como:

. Leitura de informativos

. Institucionais (montagem)

. Poemas (leitura e produção)

. Música

. Confecção de cartazes (divulgação e slogans)

. Convite (a amigos e familiares)

. Análise de dados (gráfico)

            Conscientização de:

. Trânsito (posturas, cuidados e regras para ciclista)

. Valorização da atividade física

. Proteção ao meio ambiente

            O ponto alto do projeto pode ser caracterizado por duas situações de integração:

. O envolvimento do conjunto escola/família na participação durante todo projeto.

. Grande participação de alunos, pais, professores e comunidade no passeio ciclístico.

            Após o evento ainda debatemos a experiência vivida, atitudes e cuidados incorporados para toda viva, bem como cuidados com o meio ambiente.


Professoras:
Faíola Marinheiro Frederico
Lúcia Helena Silva Mantoaneli
Maria Angélica Cadamuro Moraes