TEXTO INFORMATIVO (IBGE)
Preservação de Florestas
Embora o homem tenha
surgido na terra há mais de um milhão de anos, sua interferência predatória
sobre a natureza é um fenômeno recente, que teve início com a Revolução
Industrial do século XVIII e a significativa demanda por energia (na época
lenha e carvão) aliada ao processo de urbanização acelerada.
Durante dois séculos, a
humanidade acreditava no poder de regeneração e adaptação da natureza, não
adotando qualquer medida de preservação e recuperação.
Preservar florestas é sinônimo de
proteger a vida.
Florestas têm sido
ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por
terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela
falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema
mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos
solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal
(quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Além de transformarem gás
carbônico em oxigênio por meio da fotossíntese, as florestas são importantes
reguladores do clima, pois ajudam a controlar as temperaturas e o regime de
chuvas. O equilíbrio do planeta é ameaçado à medida que a vegetação sofre
alterações em função das mudanças climáticas, pois as plantas interferem em
todo o ecossistema que as envolve.
A contribuição mais
importante que o Brasil pode dar para o combate ao aquecimento global é a
redução do desmatamento da maior floresta tropical do mundo – a Amazônica.
O poema de Gonçalves Dias foi interpretado pela
professora. Num bate-papo informal os alunos foram estimulados a relacionar o
poema com a história em quadrinhos “Vida de Passarinho” de Caulos.
Trabalhamos a questão do desmatamento juntamente com o
crescimento das grandes cidades que invadem o espaço natural através de uma
história em Quadrinhos de Caulos e um poema de Celio Albuquerque “Lenda da
Cidade”.
LENDA DA CIDADE (Célio Albuquerque)
A floresta tinha árvores.
As árvores tinham ninhos.
Os ninhos tinham ovos.
Os ovos tinham aves.
As aves tinham o canto,
no canto toda beleza.
Hoje não tem floresta,
poucas são as árvores,
poucos são os ninhos,
poucas são as aves,
e é triste seu cantar.
... E a ave da cidade,
por falta de árvores,
fez seu ninho no telhado
O texto Paraíso de José
Paulo Paes foi declamado e a estrofe nº
3 enfatizada por tratar o tema trabalhado.
(...)
Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?
(...)
Maurício de Sousa, autor
da história em quadrinhos da Turma da Mônica, e Quino, criador de Mafalda,
também abrilhantaram nosso trabalho com seus textos. A participação das crianças produzindo seus
textos foi seguida de uma listagem de opiniões dos pais sobre o que ainda
poderia ser feito para salvar as florestas.
Preocupados com Chapeuzinho Vermelho todos procuraram ajudá-la descobrir
o que aconteceu com a floresta que ficava entre a sua casa e a casa da Vovó.
Todos os textos dialogam entre si e se encontram em um único tema. Isso fez com que as crianças se inteirassem do assunto de forma agradável, se conscientizando da importância da preservação das nossas florestas.