quinta-feira, 21 de junho de 2012

PASSEIO CICLÍSTICO ECOLÓGICO


      Dia 23/06/2012, às 9:00 horas, é o nosso Passeio Ciclístico Ecológico.
      Vamos aprender as regras do bom ciclista e ao mesmo tempo preservar nosso planeta.
      A turma do Zé Quest também quer participar, porém necessita ser reabastecido com pilhas ou baterias usadas.
      Vamos nos unir. Participem!
      Tragam pilhas e baterias usadas.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

MATEMÁTICA DIVERTIDA



Após levantamento dos conhecimentos prévios sobre onde e como aplicar conceitos matemáticos, ficou claro que a Matemática seria uma aliada junto ao processo de Alfabetização. Para isso, foi essencial um planejamento com flexibilidade e que o mesmo se adequasse às necessidades da clientela.

O lúdico ainda é o melhor recurso, porém é preciso que a criança participe do processo e elaboração das regras, compreendendo onde as mesmas serão aplicadas.

Para que os alunos compreendessem a soma e subtração não simplesmente como números alinhados e sim como recursos utilizados no dia -a- dia e dentro da realidade em que se encontram, foram utilizadas brincadeiras como: Amarelinha, Dominó Gigante e Boliche com garrafas pet.

O pátio ganhou função de sala de aula e o aprendizado deu-se de maneira concreta e prazerosa.

Dentro da sala foram utilizados o calendário e o bingo - momento propício para troca de informações.

Professor e alunos formaram um único grupo e todos ensinaram e aprenderam ao mesmo tempo.

O tradicional ou convencional cederam lugar ao inovador.

A possibilidade de aprender através de troca de experiências e com jeito de brincadeira fizeram do aprendiz um ser mais completo e efetivamente feliz.



Mara  Sueli Zapolla Guimarães
















































quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conservação do solo


Conservação do Solo


            O nosso projeto tem como objetivo enfatizar a importância da conservação do solo que vem sendo degradado com o passar dos tempos.

            Temos que cuidar das matas já existentes e as que já foram devastadas pela atividade do homem devem ser recuperadas através do reflorestamento.

            Desde os tempos da exploração do Brasil, pelos portugueses, já se extraía a madeira: o pau-brasil. Infelizmente, o desmatamento continua até hoje prejudicando a vida no planeta, comprometendo a qualidade do ar e a vida de animais além da erosão, pois o solo fica desprotegido.

           

            Nós do 4° ano O preparamos uma apresentação para a comunidade escolar, decidimos que iríamos seguir o exemplo da Autovias distribuindo sementes de girassol para serem plantadas com a seguinte mensagem.



VOCÊ PODE SEMEAR COMO O VENTO E OS PÁSSAROS. SE CAIR EM SOLO FÉRTIL NOSSOS FRUTOS NASCERÃO!



            Ensaiamos e apresentamos a música Semear. As meninas desciam a rampa da escola semeando pétalas de rosas e os meninos distribuindo as sementes de girassol embaladas por eles mesmos.

            Logo após, foi cantada a música Asa Branca, que tem como tema central a seca no nordeste brasileiro, que é muito forte a ponto de fazer migrar a asa branca (uma espécie de pombo).

            A apresentação agradou a todos os presentes e teve grande interesse e participação da classe.



Profª Maria Angélica Cadamuro Moraes

4º ano O
























                              

                       














                                               



























Dia do Planeta


Os alunos e professor do 4º ano “N”, da EMEF “Tiradentes”, ficaram responsáveis pela realização de atividade em comemoração ao “Dia do Planeta Terra” – 22 de abril.

Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa pelo grupo, sobre a data comemorativa; após, foram realizadas discussões e reflexões que resultam em um pequeno texto informativo, fornecido para todos os alunos da escola, conforme segue:



DIA DO PLANETA TERRA
O DIA DO PLANETA TERRA FOI CRIADO EM 22 DE ABRIL DE 1970, DATA EM QUE FOI REALIZADO O PRIMEIRO PROTESTO NACIONAL CONTRA A POLUIÇÃO, NOS ESTADOS UNIDOS. COINCIDÊNCIA OU NÃO, É TAMBÉM O DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, UMA “TERRA ABENÇOADA POR DEUS”, COMO COSTUMA CANTAR O POVO.

ALUNOS DO 4º ANO “N” – PROFESSORA CRISTIANE




Ainda, os alunos do 4º ano “N” fizeram a entrega do texto informativo para as demais séries e transmitiram uma mensagem sobre a importância das atitudes individuais para o bem coletivo, numa reflexão consciente sobre a rotina diária de cada um; dialogaram sobre a feliz coincidência de comemorarmos o “Dia do Planeta”, na mesma data em que comemoramos o “Descobrimento do Brasil”.

Também, os alunos foram convidados a assistirem um documentário elaborado pela BBC – “Terra Rara”, onde presenciaram um verdadeiro espetáculo, descobrindo a existência de novas teorias sobre a criação do Planeta e dos efeitos devastadores da natureza, da interferência do homem no clima do planeta.

Por fim, descobriram as inúmeras provas de existência e do poder criador de Deus. Cada parte e elemento do nosso planeta é cuidadosamente planejado e calculado. Jamais isso poderia ser obra do acaso, mas sim, de uma forma inteligente muito superior para criar e planejar tudo. O nosso Deus. A ele seja o poder a honra e glória para todo o sempre. Amém.