quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Planejamento e plano de ação

Universidade Federal de São Carlos- USFCAR
Escola de Gestores da Educação Básica
Pólo: São Carlos
Professora: Maria Cristina da Silveira G. Fernandes
ATPV - 8
Reflexão do Conselho de Escola: Reunião de 31/01/2012

                Para efetivar a Gestão Democrática, o gestor, agente responsável pela articulação entre todos os envolvidos no processo, deve agir dentro dos princípios de coerência e equidade, incentivando a co-responsabilidade entre corpo docente, funcionários e comunidade escolar, garantindo transparência, organização e responsabilidade dos serviços educativos prestados.
                Tratamos como elementar e primordial nesse processo a existência de uma Política Educacional de Resultados, que contemple um programa estruturado e alinhado de forma objetiva e funcional.
                Nesse sentido, a função de um diagnóstico é trazer à luz a real situação da instituição de ensino, evidenciando fatores positivos e negativos, inclusive com informações básicas, garantindo assim a elaboração de um Plano Gestor eficaz e sensato, capaz de pôr em prática tudo aquilo a que se propõe, e que esteja fundamentalmente em consonância com o Projeto Político Pedagógico.
                Para início das discussões com o Conselho, foram apresentados os objetivos propostos pelo Plano de Gestão realizado em 2009, com período de vigência até 2012, e os respectivos anexos dos anos subsequentes a essa data, a saber:

Desenvolver uma Gestão Democrática

·         Estabelecer uma Política Educacional de Resultados para a instituição de ensino.
·         Diagnosticar fatores inerentes ao processo.
·         Construir uma filosofia de escola contemporânea, através de abordagens metodológicas construtivistas.
·         Elaborar e corroborar a execução do Projeto Político Pedagógico.
·         Prever um plano de ação, estabelecendo metas, acompanhamentos e avaliações do processo.
·         Estimular práticas pedagógicas que tenham como Norte o sucesso do aluno.
·         Desenvolver Programas Educacionais, Culturais e Sociais.
·         Acompanhar a elaboração e o desenvolvimento de projetos e pesquisas.
·         Realizar eventos temáticos do calendário da área educacional.
·         Realizar atividades de capacitação para professores.
·         Desenvolver atividades lúdicas e de lazer.
·         Democratizar as relações afetivas e pessoais, através de valores, normas e atitudes.
·         Atualizar e aprimorar o Projeto Político Pedagógico.
·         Acompanhar o comportamento das taxas de promoção, repetência, distorção idade/série e evasão escolar.
·         Administrar recursos didáticos e sua utilização.
·         Administrar verbas públicas.
·         Observar normas técnicas e instruções.
·         Deliberar, de acordo com as Leis e diretrizes do Plano Nacional de Educação.
·         Estabelecer rotinas institucionais administrativas como organização e registro de informações.
·         Desenvolver Plano de Manutenção e Conservação Preventiva da Edificação.
·         Executar Plano de Comunicação Institucional.

Um Plano de Trabalho definido e bem elaborado facilita o acompanhamento das ações durante o processo e garante os ajustes necessários, visando o objetivo final.

Escopo das ações:
Gestão dos Resultados Educacionais
Metas Atingidas:
1-      Manter zerado o índice de evasão escolar.
2-      Ampliar os índices positivos de indicadores externos (Prova Brasil – SARESP).
3-      Adequar à ação didática pedagógica focada na recuperação da aprendizagem e na aquisição de conteúdos e competências requeridas nas etapas seguintes da vida escolar.
4-      Orientar critérios de avaliação e discutir o processo, inclusive a autoavaliação e a avaliação dialógica.
5-      Verificar problemas de aprendizagem e identificar em quais disciplinas ocorre os maiores problemas.
6-      Desenvolver projetos específicos que visam ajudar os alunos que se encontram com dificuldades de aprendizagem.
7-      Estimular a participação da comunidade escolar e local no processo educacional.
8-      Administrar “conflitos” nas rotinas diárias de trabalho.
9-      Conscientizar os alunos de sua participação na conservação do Patrimônio público.
10-   Diminuir a taxa de repetência.

O fluxo escolar da EMEF “Tiradentes”, nesses três últimos anos está descritos no quadro abaixo:


O quadro mostra que estamos conquistando nossos alunos, pois, não houve evasão durante os três últimos anos, porém, temos que ficar atentos quanto à distorção idade/ série, visto que, não estamos atingindo todos os alunos e sabemos o quanto esse cuidado é importante para que ele conclua seus estudos, não desistindo nas séries subsequentes.

Metas a serem Atingidas:
1-                Diminuir o índice de distorção idade/série.
2-    Implantar um sistema de avaliação formativa, ou seja, que coloca a avaliação a serviço da aprendizagem.
3-                Desenvolver o prazer pelo estudo diário.
4-                Resgatar as brincadeiras, jogos de regras e lazer.
5-                Fortalecer vínculos de afeto.
6-                Resgatar o papel da sociabilidade.

Estratégias
 Transformar a escola em um ambiente agradável, onde o aluno perceba a importância da aquisição de conhecimento para a vida.
Investir na capacitação dos professores de forma permanente e constante (HTPCs).
Elaborar projetos que permitam ao aluno refletir situações, problemas, dados, hipóteses e descobrir e desenvolver soluções de forma autônoma e consciente.
Sugerir procedimentos, estratégias e ações para uma avaliação comprometida com a produção de conhecimento.
Utilizar a realidade local como suporte para o trabalho pedagógico desenvolvido (indústria, comércio, equipamentos culturais, sociais, etc.).

Gestão Participativa
Metas atingidas:
1-      Realizar reuniões, pesquisas e entrevistas com a comunidade.
2-      Verificar os entraves que desestimulam ou dificultam a participação dos pais nas reuniões e nos Conselhos.
3-      Realizar eventos com a participação da comunidade.

Metas a serem atingidas:
1-      Viabilizar a participação coletiva na elaboração de regras, discussões, reflexões e decisões sobre o Plano Gestor.

Estratégias:
Questionários e entrevistas para discussão em equipe.
Organizar calendário com atividades, revendo horários para que os pais possam ter participação ativa.
Convidar membros da comunidade para palestras com a comunidade escolar.
Realizar eventos periódicos onde as atitudes e práticas pessoais - individuais e coletivas - sirvam de exemplo para que os alunos possam adotar atitudes afetivas, comportamentais e solidárias.

Gestão Pedagógica
Metas atingidas:
1-      Traçar as expectativas de aprendizagem de acordo com o alunado.
2-      Desenvolver projetos voltados para a prática de pesquisas e que envolva o aluno num ensino ativo.
3-      Estimular o prazer pelos estudos.
4-      Investir na capacitação dos professores e demais profissionais da educação.

Metas a serem atingidas:
1-                Atender às necessidades dos alunos.
2-                Buscar a efetiva aprendizagem de todos os alunos.
3-                Adotar definitivamente uma metodologia construtivista.
4-                Intensificar a conscientização sobre a importância do hábito diário de estudo.

Estratégias:
Análise dos dados da realidade escolar com responsabilidade e colaboração, para realizar as intervenções pontuais.
Referenciar as teorias da aprendizagem: humanista, libertadora e sociointeracionista.
Refletir sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
Possibilitar as trocas de experiências entre os pares e o diálogo do professor titular com o professor recuperador.
Adotar bons referenciais para que a criança possa produzir e construir conhecimentos significativos, para a vida e para o mundo do trabalho.
Desenvolvimento de projetos em que a criança compreenda o que está fazendo, experimente, manipule e possa utilizar de modo individual, flexível, transferível, multilateral e de forma autônoma o seu conhecimento, sobretudo, que partam da realidade do grupo para que possam contextualizar e se aproximar do objeto de estudo, ou seja, que a atividade proposta atenda aos quatro princípios de uma boa situação de aprendizagem.

Gestão de Pessoas
Metas atingidas:
1-      Valorizar o trabalho pedagógico realizado pela equipe, oportunizando a apresentação de práticas pedagógicas de sucesso.
2-      Propiciar um ambiente acolhedor e saudável.
3-      Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros.
4-      Compartilhar emoções.

Metas a serem atingidas:
1-    Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros.

Estratégias
Saber acolher, traçar e respeitar o contrato didático.
Criar um ambiente de aceitação onde são garantidas as relações de confiança e respeito, para isto, é necessário que se torne constante as propostas que proporcione a cooperação, a amizade, o respeito às diferenças e o cuidado com o outro.
Otimização do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo.
Trabalhar com conteúdos significativos e buscar uma função social real, para as atividades desenvolvidas.

Gestão de Serviços de Apoio, Recursos Físicos e Financeiros
Metas atingidas:
1-      Preservação do patrimônio público.
2-      Investimento do acervo de livros para biblioteca e em material concreto.

Metas a serem atingidas:
1-      Aquisição de mobiliário adequado a faixa etária.

Estratégias
Apresentar justificativa e licitação de mobiliários adequados à faixa etária e de livros paradidáticos.
Conscientização da preservação do patrimônio público, sobremaneira o escolar, local de estudo, de lazer, onde convivemos diariamente.
Todos são unânimes em afirmar que a descentralização significa dividir responsabilidades e permite aos pais e à comunidade de forma geral, conhecer as dificuldades pela qual a escola e seus professores passam, assim, é possível sensibilizá-los para ajudar no que for necessário; esse processo ainda não se concretizou de forma efetiva nos colegiados, estamos caminhando para as mudanças idealizadas.



Bibliografia:
ALVES, Rubem. O Desejo de Ensinar e a arte de aprender. Editora Fundação Educar Dpaschoal, 2004.
SANTOMAURO, Beatriz. “50 idéias para 2010, Revista Nova Escola, ano XXIV, nº 228, dezembro de 2009, p. 40
Manual de orientação Prêmio Nacional de Referência em Gestão escolar, Ano Base 2008