quarta-feira, 26 de outubro de 2011

I FELIBRO (Feira do Livro de Brodowski)

Na I FELIBRO (Feira do Livro de Brodowski) em setembro, sob a coordenação da professora Estela Marina Jacon, as crianças apresentaram um forró com a música Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga, interpretada por Milton Nascimento, mostrando a graciosidade no compasso nordestino. Assista e confira!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Literatura de Cordel

No dia 28/09/2011 foi realizada a apresentação do 4º ano M de um teatro, baseado na literatura de Cordel.
         As atividades foram organizadas para que permitisse que o aluno entrasse em contato com esse tipo de gênero, criando oportunidades de ele conhecer mais a respeito.
         O cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel. Ficam expostos para a venda, pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem lá de Portugal.
         São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, que é uma técnica de ilustração que utiliza a madeira onde é entalhada a figura a ser reproduzida.
         Na época em que não havia rádio, jornais e TV, o cordel tornou-se o meio mais importante de comunicação, divulgando acontecimentos no Nordeste, como Lampião, o registro de secas, milagres etc.
         “Nas veredas do Cordel, sigo as mais bonitas trilhas, vou compondo minha história em canções e redondilhas. E, sem cometer asneira, narro a história de Fidência a velhota fofoqueira”.
         Essa é a história de Fidência, uma velhota fofoqueira, que se gabava de discreta. Seu marido resolveu tirar a prova.
         E, para isso uma noite, acordou-a com ar assustado, dizendo:
- Fidência, que estranho fenômeno!
- Pois não é que acabo de botar um ovo! Nunca diga nada a ninguém!
         A mulher jurou segredo, mas logo que amanheceu...
         E o caso foi que, ao meio dia, a cidade inteira só comentava uma coisa: o estranho fenômeno do Zé Galinha, misterioso homem, que botava cada noite doze dúzias de ovos...     
         Confira as falas:

















terça-feira, 11 de outubro de 2011

Concurso de frases

              Encerrando a Semana Nacional do Trânsito no dia 23 de setembro, os alunos vencedores do concurso de frases promovido pelo Projeto Educar para Humanizar o Trânsito           (Autovias) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação  receberam a premiação:
1° Lugar - Thaís Brizotti ( 3° Ano - Professora Janaína ) com a frase: “Respeitar o trânsito, tendo consciência de nossos atos, é sinal de amor ao próximo e de cidadania.”
2° Lugar - Rafael Piola de Vicente ( 2° Ano - Professora Maria Rosa )
3° Lugar - Giovane Pignolato Gafo ( 4ª Série - professora Rosimari)
            Parabéns a todos os alunos pela participação e professores pelo trabalho desenvolvido. Aos parceiros nossos sinceros agradecimentos pela oportunidade, apoio e incentivo no desenvolvimento do projeto que muito contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades.









Primavera

                 Com a chegada da primavera, convidei minha turminha do 1º ano B a contemplar toda sua beleza e para ficarem atentos a toda mudança que está acontecendo na natureza.
                Este projeto tem como objetivo levar o aluno a compreender que nós só protegemos e cuidamos daquilo que amamos, por isso, desde pequenos devemos tratar o meio ambiente com muito respeito e principalmente amor.
                      O futuro só depende de nós.   















Educação no trânsito não tem idade

                O Projeto Escola Autovias “Educar para Humanizar o Trânsito” realizado com os 2ºs anos E e F da E.M.E.F. “Tiradentes” – Brodowski-SP – foi um sucesso!
                Os alunos foram estimulados a refletirem sobre a importância de atitudes conscientes em relação à segurança no trânsito.
                A Revista do Zé Quest “Década Mundial das Ações de Segurança no Trânsito” e os demais materiais disponibilizados pela  Autovias (Kit de transparência, álbum seriado, jogos...) foram essenciais para despertar o interesse e a participação dos alunos no projeto.
                Além desses recursos, utilizamos também o gibi da Turma da Mônica “Educação no trânsito não tem idade”, em parceria com o DETRAN-SP.
                Os alunos se identificaram muito com os personagens e com a história, por tratar do assunto de forma simples e muito próxima à realidade cotidiana do grupo. Por isso, surgiu o interesse de representar as cenas e apresentar um teatro para os pais da comunidade escolar.
                Todos se envolveram e participaram efetivamente do projeto. Percebemos nos alunos novas atitudes, pois, são formadores de opiniões, agindo como agentes multiplicadores no seu grupo familiar, segundo relatos dos próprios pais.
                Após o projeto, achamos interessante a reivindicação dos alunos para um projeto de sinalização (placas, faixas, semáforos, ...) na cidade e principalmente no entorno escolar. Portanto, acreditamos no sucesso do trabalho desenvolvido, que além de atingir seu objetivo, possibilitou desenvolver também um comportamento cidadão com pensamentos voltados para a comunidade.
                Parabéns! Nossos queridos alunos, vocês são um espetáculo!!!