terça-feira, 30 de agosto de 2011

PROJETO: MOTORISTA LEGAL

                     Quem, melhor que uma criança, no papel de filho e aluno, conseguiria convencer seus pais sobre a responsabilidade que se deve ter ao dirigir e ao mesmo tempo preservar a natureza?
                        Foi o que aconteceu na noite de 10 de agosto: os alunos dos primeiros anos se encarregaram de transmitir essa mensagem a seus pais.
                        Através de poesias e canções - recursos utilizados para a finalidade à qual o Projeto se propunha - dando ênfase ao uso do saquinho de lixo nos veículos, as crianças encantaram a todos os convidados.
                        A Escola não só abriu as portas para a coletividade, mas desempenhou seu papel de Agente Social.
            A presença dos pais na Escola foi a culminância de um projeto que envolveu um trabalho de conscientização, no sentido de preservar e conservar a natureza, através do descarte adequado do lixo acumulado no veículo.
                        A maior preocupação era que os saquinhos fossem utilizados de maneira correta, ou seja, não fossem descartados após estarem cheios. O reaproveitamento dos mesmos também é uma forma de não se produzir mais lixo.
                        Várias unidades foram entregues aos presentes após o encerramento da apresentação.
                        Através desta iniciativa, cada criança foi um agente multiplicador de informação, pedindo de maneira lúdica, que os motoristas ali presentes fossem não apenas meros condutores, mas motoristas responsáveis e legais.
                         Uma Escola que conta com a participação da família faz toda a diferença...
 Professoras responsáveis:

Mara Sueli Zapolla Guimarães
Fátima Aparecida Passos Tolói



                                                   














































quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PESQUISA ESCOLAR

          A todos que participaram agradecemos imensamente, porque sem a colaboração de cada um não seria possível diagnosticar nossos pontos positivos e negativos para que possamos, cada vez mais melhorar e continuar oferecendo um ensino de qualidade a nossas crianças.

          A escola só é boa quando há participação da comunidade.
                                                                                            
                                                                                                      Obrigado.








quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Uso abusivo do álcool

            Atendendo ao projeto Educar para Humanizar o Trânsito, patrocinado pela Autovias, as turmas de 4ª série desenvolveram, durante o mês de julho e agosto um trabalho com reportagens, palestras, teatro e refletiram sobre álcool X direção. Leia o registro reflexivo do grupo responsável pelo projeto:
           Durante o projeto, tudo transcorreu normalmente: alunos atentos, receptivos às orientações e ensinamentos e participativos.
            Dentro da sala, na escola, parece que “tudo funciona” muito bem e que o aprendizado é de 100%. Porém, alunos como multiplicadores, fora da escola, em suas casas, na sociedade, não podemos dizer o mesmo. Infelizmente, a lei seca parece não ter mais o mesmo respeito, o que significa que ainda, motoristas que ingerem bebida alcoólica, continuam pondo em risco a vida. Por outro lado, há outros tipos de infração como excesso de velocidade, ultrapassagem, imprudências. Muitas vezes, durante a aula, as crianças acabam fazendo depoimentos a respeito.
            Em continuidade ao projeto, as crianças ouviram uma palestra com um membro da comunidade escolar que hoje faz parte do “A.A.” do município alertando as crianças de 4ªs séries sobre os malefícios do álcool.
            Como encerramento do nosso projeto, apresentamos como produto final uma encenação em que as crianças retrataram, para os pais, um episódio comum vivenciado pelos jovens de hoje: Álcool e direção. Em seguida, os pais ouviram uma palestra ministrada pela Dra. Juliana Fossa, psicóloga, onde abordou o mesmo tema.


Profª Diva
Profª Elaine
Profª Estela
Profª Maria Eliza
ProfªRosa Marlene
Profª Rosimari











































Reunião de Pais

           Confira como foi a participação dos pais ou responsáveis na reunião, do 2º bimestre (01 e 02/08), da sala de seu (a) filho (a) . Ele (a) agradece sua presença.
           Lembre: A escola só é boa quando há envolvimento dos pais.



















Parabéns, Bicampeão!

      Luis Felipe Franzoni Cola foi aluno da nossa escola de 2005 a 2008, sempre um exemplo bom aluno.
      Dedicação, solidariedade e persistência fazem parte de seu caráter.
      Ser Bicampeão Sul americano é um título merecido.

      Você é nosso orgulho! Torcemos por você!

      Luis Felipe, 13 anos:
     - Campeonato Sul americano realizado entre 16 a 22/07/2011
     Categoria Cadete Internacional (13 a 16 anos)
     Local: Santa Cruz do Sul – R.S.
     - Campeão Infantil - 2009
     - Bicampeão Sul americano - 2011






RETROSPECTIVA

            Ao completar 90 anos, a E.M.E.F. “Tiradentes” homenageou a senhora Benedicta Bueno Sahadi, dando o seu nome à Sala de Informática. Foi aluna da turma de formados de 1919, e com a graça de Deus, ainda está entre nós.